Motoclube Lobos do Mar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manual do/a pendura...

5 participantes

Ir para baixo

Manual do/a pendura... Empty Manual do/a pendura...

Mensagem  Eduardo 7 9/9/2008, 11:56

Vi noutro forum e achei muito fixe!

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de pendura é pouca:

O PENDURA É CARNE MORTA!

Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor.

1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.•

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha-atrás.

3. Em andamento, evitar movimento brusco, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer: "Olha que já não vejo nenhuma moto!"

4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários

5. Igualmente, é o navegador da equipa.

6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no depósito.

13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta-quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc., etc...

13a. Atritos entre pedal de descanso e alcatrão é problema deles e não motivo para o condutor levar umas palmadas nas costas

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado
avatar
Eduardo 7

Número de Mensagens : 1221
Idade : 45
Location : Via B
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do/a pendura... Empty Re: Manual do/a pendura...

Mensagem  Pepper 9/9/2008, 12:48

lol Está altamente, e retrata muito da realidade lol
Pepper
Pepper

Número de Mensagens : 402
Idade : 43
Location : Vila do Conde
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do/a pendura... Empty PROTESTO!!!

Mensagem  NIKA 10/9/2008, 10:20

Como pendura obviamente que protesto contra tudo o que sta aqui escrito!! E MAI NADA... Rolling Eyes
NIKA
NIKA

Número de Mensagens : 49
Idade : 47
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do/a pendura... Empty Re: Manual do/a pendura...

Mensagem  Eduardo 7 10/9/2008, 10:39

NIKA escreveu:Como pendura obviamente que protesto contra tudo o que sta aqui escrito!! E MAI NADA... Rolling Eyes

Então é porque leste mal.

Eu, pelo menos, tento fazer com que a minha pendura siga alguns destes conselhos...
avatar
Eduardo 7

Número de Mensagens : 1221
Idade : 45
Location : Via B
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do/a pendura... Empty Re: Manual do/a pendura...

Mensagem  Alfredo Marques da Rosa 10/9/2008, 11:47

Eduardo 7 escreveu:
NIKA escreveu:Como pendura obviamente que protesto contra tudo o que sta aqui escrito!! E MAI NADA... Rolling Eyes

Então é porque leste mal.

Eu, pelo menos, tento fazer com que a minha pendura siga alguns destes conselhos...


concordo e mai nada Very Happy
Alfredo Marques da Rosa
Alfredo Marques da Rosa

Número de Mensagens : 886
Idade : 62
Location : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 22/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do/a pendura... Empty Re: Manual do/a pendura...

Mensagem  RuffStuff 20/10/2008, 05:39

Eduardo 7 escreveu:....

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

...
[/quote]

Tenho de admitir que uma ou outra vez o (no meu caso "a") pendura... me "acordou" com frases do tipo "CUIDADO! CAMIÃO!" ou "TÁS A DORMIR?!?!" ou ainda "PRA ONDE TÀS A OLHAR?!?!" Daí achar que alguma conversa pode ser um mal menor...

Bom post! Acho que se deviamos bordar estas regras nas costas dos coletes.
RuffStuff
RuffStuff
Admin

Número de Mensagens : 874
Idade : 45
Location : PVZ
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do/a pendura... Empty Re: Manual do/a pendura...

Mensagem  Pepper 20/10/2008, 06:08

lol! lol! imagino na perfeição a tua pendura a fazer-te isso!

Não te dá tb um toquesinho no capacete?? lol!
Pepper
Pepper

Número de Mensagens : 402
Idade : 43
Location : Vila do Conde
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Manual do/a pendura... Empty Re: Manual do/a pendura...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos