Motoclube Lobos do Mar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

+2
Eduardo 7
Ivo "MAX" Costa
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  RuffStuff 10/9/2009, 18:45

Bom, talvez não fossem grandes desportivas e apesar de eu ainda não ser deste mundo quando estas bestas apareceram... não podemos esquecer a familia da triple da Kawa... Principalmente a irmã mais velha. A Kawasaki 750 H2 Triple!

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Kawasaki_750-h2_triple_lg

Ahh e tem uns cromaditos Very Happy
RuffStuff
RuffStuff
Admin

Número de Mensagens : 874
Idade : 45
Location : PVZ
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 10/9/2009, 18:58

Caros colegas:

A minha intenção nunca foi qualificalas, coloqueias sim por ordem cronologica, se fosse para as qualificar teria de colocar a Aprilia RS 500 em 1º, não pelas soluções tecnologicas do seu motor, mas sim pela sua ciclistica e pela sua potencia, nunca andei numa mas já tive o PRAZER de ver uma a trabalhar, refiro-me há original que existe em Portugal, é indescritivel!!!

As prestações posso afirmar que no circuito Vasco Sameiro, saímos a par da curva de acesso á recta da meta eu ainda ia a pouco mais de meio da recta na minha RSV e ele já estava a entrar na curva!!!!!!
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  broly 11/9/2009, 03:00

Tirem da cabeça que as RGV/RS 250 mordem as 600 nos Trackdays ..

Já fiz vários Trackdays, já fiz de Aprilia, já fiz de Honda RS 250R HRC, já fiz de Honda CBR 250RR 4T e de KTM 520 SM ..

A única que morde calcanhares mesmo em aceleração às 600, RSV 1000 etc era a minha Honda RS 250 (102kg & 85cv) .. a Aprilia não tinha argumentos .. só em curva .. em recta/aceleração era para esquecer.

Só para terem noção, no Trackday que fiz de Honda CBR 250RR (45 cv & ~155kg & 20 000rpm), fiz a recta da meta do Estoril lado-a-lado com uma Suzuki RGV 250 ... isto a ~200 km/h .. e até tenho vídeo onboard a provar isso para quem não acredita ..

Para quem não acredita mesmo, as Aprilia RS 250 do antigo Troféu (com ARROW etc), faziam 200 - 210 km/h na recta da meta .. portanto ... bate certo com os ~200 km/h que fizemos ..
broly
broly

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  RuffStuff 11/9/2009, 03:25

Off topic

Sem ofensa pessoal! É desnecessário, digo eu, acabarem quase todas as frases com o já habitual "...para quem não acreditar posso comprovar" ou coisa do género. Smile
Os contributos são bem-vindos e todos apreendemos mais um bocado. E á partida tudo que é aqui escrito será verdade até que seja provado o contrário. Smile
RuffStuff
RuffStuff
Admin

Número de Mensagens : 874
Idade : 45
Location : PVZ
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 11/9/2009, 06:13

Broly:

Tu nas tuas motas deves conseguir arrancar em 2ª velocidade não?

Pois deixa-me dar-te um exemplo de uma onde se quisesses arrancar em 2ª terias de dar com os pezinhos no chão e muito provavelmente no fim não terias embraiagem!!

A moto é esta:

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 TZR-125_HS

Uma TZR 125 Troféu de 1995, vencedora desse ano!!

Esta moto da nossa equipa, muito bem preparada (segundo os regulamentos), mantinha do modelo de produção o quadro, as jantes, os disco de travão e o deposito, todo o resto vinha do kit de competição fornecido pela Yamaha, ora bem, no Estoril tendo em atenção que o piloto pesava algo como 70 Kg, deposito cheio, etc... Nós acertava-mos as relações de caixa (sim porque tinha-mos caixa de sistema cassete) e transmissão final de acordo com o circuito, isto fazia com que a moto, segundo as medições oficiais, atingisse na recta da meta uma velocidade de 217,xx Km/h!!
No entanto era uma 125!!
Obvio que o motor e escape eram da TZ 125, mas isso era fornecido pela Yamaha...


Última edição por Ivo "MAX" Costa em 11/9/2009, 07:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção Foto)
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  broly 11/9/2009, 07:07

Tenho ideia que não se podia usar outros motores nos Troféus TZR 50, TZR 125, Aprilia RS 125, Aprilia RS 250 ..

Todos esses troféus tinham que usar o motor da própria mota, as únicas alterações eram as impostas pelas regras, do género, escape, carburação, filtro ar, electrónica e transmissão ..

Para andarem a trocar de motores ou cilindros de motas distintas, teria que ser na Classe 125 PRODUÇÃO, onde corriam as Cagiva Mito 125, TZR 125 e afins .. digo isto porque o meu ex-preparador de motas (LUFO), participou nos últimos 30 e tal anos em praticamente todas as classes de Velocidade em Portugal como preparador (TZR 50, TZR 125, 125 PRODUÇÃO, 125 GP, Open 50cc etc) e inclusivé foi campeão nas 125 PRODUÇÃO com uma Cagiva Mito 125 com kit de válvula rotativa tudo feito por ele .. nada de kits vindos do estrangeiro ..

Conheço uma pessoa que foi campeão no Troféu Aprilia RS 250 e confirma, só escapes ARROW, carburação, transmissão e pneus . Nada de meter motores 250 GP nas Aprilia .. Cool

Isso de arrancar em 1ª a queimar embraiagem é absolutamente normal numa 125 GP, nem é preciso ir tão longe, basta ir ao Autodromo nos dias das corridas do Nacional para se ver os putos a queimar a embraiagem em 1ª na classe Open 85cc (motores cross 85cc artilhados) .. caixa close com primeiras longas aliado a uma transmissão brutalmente longa e motor muito pontudo .. Cool

Na minha 250 GP arranco normalmente em 1ª porque tem binário/potência suficiente em baixas e médias .. arranco tão bem nela como na minha Aprilia RS 250 .. Very Happy
broly
broly

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 11/9/2009, 07:12

Colega teoricamente seria assim!!
Alguma vez assististe a uma prova dos Troféus Yamaha em 1993, 1994, 1995?

Talvez ficasses espantado!!!

Atenção todo o material que disponha-mos provinha do importador na altura a Motorpeças!! Lembras-te?

Nós vence-mos os Troféus de 50cc e o e 125 em 1994 e 1995 respectivamente...
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Miguel Soares 11/9/2009, 07:22

Ivo "MAX" Costa escreveu:Colega teoricamente seria assim!!
Alguma vez assististe a uma prova dos Troféus Yamaha em 1993, 1994, 1995?

Talvez ficasses espantado!!!

Atenção todo o material que disponha-mos provinha do importador na altura a Motorpeças!! Lembras-te?

Nós vence-mos os Troféus de 50cc e o e 125 em 1994 e 1995 respectivamente...

Isso foi na altura em que o Hélder corria certo?
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 11/9/2009, 07:24

Quem achas que está na foto que coloquei?

Eu infelizmente nunca as pilotei "oficialmente", mas....

Estava sempre era ligado á parte tecnica, em conjunto com o Sr. Eduardo.
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Miguel Soares 11/9/2009, 07:28

Uma Pergunta Off-Topic: mais alguém consegue ver a foto do Hélder?? é que aqui neste pc não vejo!
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 11/9/2009, 07:53

Só mais uma dica para o Broly:

Esta TZR foi vendida algures para o sul, sei que participou pelo menos no troféu de 1996, a TZR 50 ainda ficou conosco mais uns anos tendo sido usada várias vezes em exposições dos Machados, mais tarde e após estar "arrumada" una tempos no fundo da oficina foi vendida para o Machado de Famalicão exactamente com a configuração com que tinha efectuado a ultima prova se nã estou enganao o valor pago pela mota foi de 400€, até esta 50 tinha caixa de cassete!!!

Este material de preparação só era disponibilizado pela Motorpeças para equipas de concessionarios ou apoiadas directamente por eles, havendo um limite de 2 Kit´s por concessionario (dependendo do seu estatuto). Mas nós tambem modificavamos alguma coisa, nem tudo estava como no kit fornecido, mas o segredo é a alma do negocio...
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  MacedoPM 11/9/2009, 08:14

Juskoviak escreveu:Uma Pergunta Off-Topic: mais alguém consegue ver a foto do Hélder?? é que aqui neste pc não vejo!



As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 TZR-125_HS

Que nao te falte nada... lol!
MacedoPM
MacedoPM

Número de Mensagens : 602
Idade : 46
Location : OFF ROAD / ON ROAD
Data de inscrição : 05/06/2009

http://venda.pt.la

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Miguel Soares 11/9/2009, 08:16

broly escreveu:T
A única que morde calcanhares mesmo em aceleração às 600, RSV 1000 etc era a minha Honda RS 250 (102kg & 85cv) .. a Aprilia não tinha argumentos .. só em curva .. em recta/aceleração era para esquecer.

Então e no Vasco Sameiro?? Isto, presumindo que conheces o circuito e que já la andas-te! Como o circuito até é bastante sinuoso, com um brinquedo como a RS250, tenho de facto alguma curiosidade em ver esta comparação...
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 11/9/2009, 08:59

Citando "Juskoviak"

"Então e no Vasco Sameiro?? Isto, presumindo que conheces o circuito e que já la andas-te! Como o circuito até é bastante sinuoso, com um brinquedo como a RS250, tenho de facto alguma curiosidade em ver esta comparação..."

Apesar da minha experiencia ser pouca, parece-me muito natural que a 250 dê lenha na 600, partindo do principio que:

Em 1993 quando andava-mos a preparar a época com o Helder e fomos testar ao NOSSO AUTODROMO encrontramo-nos com a equipa da Horizmoto que na altura estava com a sua Kawazaki ZXR em treinos, eu com a minha FZR consegui acomanhar a ZXR conseguindo tempos por volta similares, claro que o pessoal da Horizmoto ficou um pouco spreendido por uma 600 "normal" acompanhar a sua moto, fazendo o seguinte comentario "fod... tu entras na recta a varrer tudo!! e que velocidade sais da curva?", resposta: "3ª nas 11.500 quando sobe o corrector", posso vos dizer que a 50 cc depois de acertada para o circuito conseguia tempos com diferenças por volta que não superavam os 4 segundos...

Se alguem se recorda foi igualmente nesta pista que foi apresentada oficialmente a RSV Mille R de 2003 aos jornalistas portuguêses, eu fui convidado e tive a oportunidade de testar igualmente uma RS 250 (para matar a fome!), posso vos dizer que vi o Joaquim Cidade com essa 250 a roer os calcanhares ao Italiano que estava a pilotar a RSV R!!!
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Miguel Soares 11/9/2009, 09:16

Ivo "MAX" Costa escreveu:
"fod... tu entras na recta a varrer tudo!! e que velocidade sais da curva?", resposta: "3ª nas 11.500 quando sobe o corrector"

Ui, tens a certeza? quando sobe o corrector? Rolling Eyes

Quanto ao resto é a minha ideia, em Braga uma 250 bem conduzida, eventualmente pode perder alguma da vantagem ganha na recta, mas nas curvas compensa o suficiente!
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 11/9/2009, 09:21

"Ui, tens a certeza? quando sobe o corrector?

Quanto ao resto é a minha ideia, em Braga uma 250 bem conduzida, eventualmente pode perder alguma da vantagem ganha na recta, mas nas curvas compensa o suficiente!"

Infelizmente já não vou ao circuito desde 2002, mas pelo menos até ai o corrector do lado externo da curva era liso, ou seja podiasse sem qualquer problema utiliza-lo!
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS - Página 2 Empty Re: As ultimas VERDADEIRAS GRANDES DESPORTIVAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos