Motoclube Lobos do Mar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Civismo

+2
Eduardo 7
Hasufel
6 participantes

Ir para baixo

Civismo Empty Civismo

Mensagem  Hasufel 23/4/2009, 10:23

Nunca fui de chamar a atenção aos maus condutores pelas atrocidades que fazem na estrada. Nem tão pouco respondi agressivamente a nenhum deles, sempre achei que o desprezo era a melhor resposta. Mas há um dia que....
Quem souber que me explique, porque eu, de facto, não entendo. Sei bem que o nosso motoclube preza pela boa conduta e respeito pelo próximo e que também se depara com situações destas no dia-a-dia.
Como possuír uma carta de condução quando se conduz desrespeitando as regras básicas do Código da Estrada? A crescente falta de civismo que se vê nos condutores, quer nas auto-estradas ou noutras é um fenómeno que está aumentar surpreendentemente. Mas, o pior, a meu ver, é falta de respeito e de auto-estima que se tem por si próprio, pela dádiva da vida! Um vulgar IC, com duas faixas de rodagem, uma à direita, onde o limite de velocidade é de 120 Km / h (embora ninguém o respeite) e uma outra faixa, a da esquerda, onde se circula mais devagar, como se explica que haja condutores que circulem a 160 Km / h numa hora de ponta, num dia da semana? Só os "ases" do volante conseguem explicar, são os que costumam levar tudo e todos pelo caminho, por certo, levam uma "placa" na testa testemunho da supremacia que possuem! A pressa exagerada e a prioridade sobre os outros condutores só é justificavél numa situação de emergência, o INEM, a PSP, os Bombeiros, um médico chamado de urgência a um hospital, situações de prioridade onde a vida humana está por um fio. Entendo que, nestas situações, se possa circular bem além...! Não consigo entender é que são demasiados os "ases" que vão a correr, de certo, para o mesmo sítio...!
Vejo as estradas tranformadas em pistas de descolagem de "aviões". Os "ases" Top Gun que nunca superaram o complexo do personagem do filme!
Também há os "aspirantes a ases", aqueles que apitam, fazem sinalzinhos de luzes, os máximos intermitentes, insultam, esbracejam, ultrapassam e depois travam quase à frente do nosso pára-choques, acendem as luzes de nevoeiro, "dançam" de uma faixa para outra sem avisar nem tão pouco ligar o sinal de mudança de direcção, metem-se, também, à frente de tudo e de todos, é um nunca acabar de técnicas e conceitos novos sobre condução alucinante...
Além dos "ases" que circulam nestas vias, também, por direito podem circular, motociclistas (como eu), expressos que levam passageiros, transportes escolares que levam crianças, camiões tir, veículos de mercadorias com reboque... A estrada não está transformada num autodrómo!
Como só conheço os ases do meu baralho de cartas e são só quatro, atreveria-me a dizer que qualquer condutor, que tenha o impulso do "armanço" na estrada, seja um carro topo de gama (sim, porque o dinheiro não compra a educação nem a formação de ninguém) ou um "chasso" armado ao "pingarelho"...deveria levar um "esfreganço"... para sentir que a estrelinha da sorte que tantas vezes o acompanhou, um dia....deixou de brilhar!
Hasufel
Hasufel

Número de Mensagens : 302
Location : Póvoa de Vazim
Data de inscrição : 08/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Eduardo 7 23/4/2009, 11:17

Sim, as estradas de Portugal transformaram-se numa guerra civil.

É certo que no teu tópico "cascas" forte e feio em quem anda depressa (e aqui enfio a carapuça Embarassed ) mas há mais falhas graves na condução dos portugueses.

- Há quem faça o absurdo de entrar para uma autoestrada/via-rápida e PÁRA na via de aceleração...o cúmulo!

- Há quem circule na faixa da esquerda a 120 km/h e não se chegue para a direita porque, supostamente, pensam "estou na lei!!!"

- Há quem entre numa rotunda queira sair na 3ª saída (logo, á esquerda) e contorne o raio da rotunda toda POR FORA!

Como estas situações há muitas, que vejo todos os dias...e no entanto, não incluem o excesso de velocidade (também reprovável, atenção, não disse o contrário!).

De uma regra geral, os portugueses conduzem muito mal (pior só mesmo os italianos ou os gregos) e o conductor típico português oscila entre o "Xico-Esperto" e o azelha.

E, acreditem, em Espanha a realidade já é bem diferente da nossa.
avatar
Eduardo 7

Número de Mensagens : 1221
Idade : 45
Location : Via B
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Regufe 23/4/2009, 11:42

Eduardo 7 escreveu:De uma regra geral, os portugueses conduzem muito mal (pior só mesmo os italianos ou os gregos) e o conductor típico português oscila entre o "Xico-Esperto"...

Chamaram por mim!!!!
Logo eu que costuma andar dabagarzinho... Sad

Bom tópico!
Regufe
Regufe

Número de Mensagens : 265
Idade : 44
Location : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 23/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Alfredo Marques da Rosa 23/4/2009, 12:01

Mad tens toda a minha razão, bem visto lol!
Alfredo Marques da Rosa
Alfredo Marques da Rosa

Número de Mensagens : 886
Idade : 62
Location : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 22/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Hasufel 23/4/2009, 14:45

Sim Eduardo, obrigada pela tua resposta. Tens razão, há muita "aselhice" por cá...as pessoas esquecem-se que não estamos na América onde as estradas tem quatro faixas de rodagem...
Contudo, tenho a certeza que não vais a "assapar" num dia de semana e com trânsito intenso....com o pisca esquerdo sempre ligado a 160 Km / h!
Vais, penso eu, mais depressa ou mais devagar, conforme queiras, quando tens a estrada livre....tal como todos os motards conscientes!
Hasufel
Hasufel

Número de Mensagens : 302
Location : Póvoa de Vazim
Data de inscrição : 08/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Miguel Soares 24/4/2009, 05:25

Teresa Maria dos Santos L escreveu:
Contudo, tenho a certeza que não vais a "assapar" num dia de semana e com trânsito intenso....com o pisca esquerdo sempre ligado a 160 Km / h!...
scratch scratch

Viva!!!
bom... tinha de meter a colherada nisto...

Tou como o Eduardo, não sou exemplo pra ninguém, mas para mim acho que o problema não está só em quem anda depressa, mas também em quem anda indevidamente devagar... eu explico
Toda a gente tem o direito de andar á velocidade legal, se assim o entender, mas que o faça nas faixas mais à direita!!

Depois há a falta de civismo pura, vou contar-vos um exemplo:
Há dias vinha do IC24 em direcção a A3, depois de passar o viaduto entramos numa faixa de aceleração comum a duas vias,que não tem mais de 20m. Estava uma fila de transito para se tirar o ticket das portagens, a minha frente seguia um individuo que parou para entrar na faixa esquerda. Após ele ter arrancado, deixei a viatura que seguia ao meu lado na faixa esquerda avançar, liguei o pisca esquerdo e tentei entrar na faixa, onde o trânsito rolava a uns 5km/h.
Aproveitei o espaço existente que havia e mudei de direcção, nisto ouço umas buzinadelas e quando olho pró lado está um Palhaço (desculpem mas não tem outro nome), a bracejar!!! bom... eu travei, deixei palhaço avançar 3 metros e lá mudei de faixa, atrás dele.
Depois de tirarmos o ticket da portagem, deixei-me ir na minha vidinha, e o tal Palhaço, circulava já na A3 a uns míseros 80 kms/h... Rolling Eyes

Ora se queria ir devagar, não era por 3 metros de distância que iria atrasar a vida, ou sequer perder qualquer tempo! Eu circulava nos "normais" 140km/h até porque o charuto onde ia pouco mais dava Very Happy, e ele nos seus 80 km/h... Mad Mad

Infelizmente as pessoas chateiam-se por tudo e por nada, o "Road Rage" está a tomar medidas desproporcionadas, portanto não me levem a mal se já não consigo ter paciência para esta ou aquela atitude... Principalmente quando vou de moto!!! Não tolero mesmo!

Esta é a minha opinião pessoal, apenas...
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Hasufel 24/4/2009, 06:51

É caso para dizer " Tss, tss, tssss, ó meu amigo, não havia nexexidade!
Sempre achei que as pessoas não respeitam os motociclistas....devem ter alguma inveja, quiça?
Também tenho apanhado uns "maçaricos" quando ando de mota, e considero-me cuidadosa....e acreditem, ainda vou tendo paciência...mas, como disse, até um dia...
Bem, obrigada pelas vossas opiniões, Lobos, pode ser que tenhamos contribuído, de alguma maneira, para sensibilizar quem nos visita...

beijos poveirinhos a alcateia! Very Happy
Hasufel
Hasufel

Número de Mensagens : 302
Location : Póvoa de Vazim
Data de inscrição : 08/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Miguel Soares 24/4/2009, 07:18

Obrigado pela participação activa no fórum!

Continua! Laughing
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Love.......Varadero 13/5/2009, 03:29

Olá, Loba

Como em muitos outras situações da vida, na estrada não é diferente.
A falta de respeito pelo próximo, a falta de educação e civismo, espelham, também na estrada.
É o que se passa no nosso dia-a-dia…..
Conduzimos na faixa do meio, para nosso conforto, não nos preocupando com quem possa vir atrás.
Tentamos entrar numa fila à socapa, porque temos pressa, afinal nós estamos a trabalhar e os outros não.
Pensamos sempre ser um grande condutor, pois afinal o meu é que é uma máquina e o dos outros não passam de charutos com falta de kit de unhas.

Respeito, educação,,,,,,,,,, precisa-se urgentemente!!!

Enquanto isto não existir, continuarão os acidentes, por mais multas que inventem, por mais pesadas que elas sejam.

De certa forma, se quando não conseguimos nos respeitar a nós próprios, como é que poderemos respeitar os outros?

E quando assim é…………que haverá a fazer?????? Rolling Eyes scratch


Talvez daqui a 30 anos isto mude, talvez...digo eu! afro

Aqui fica o meu pensar.

Beijos pra quem é de beijos……abraços prós restantes Basketball Basketball
Love.......Varadero
Love.......Varadero

Número de Mensagens : 481
Idade : 56
Location : Mourões city - PVZ
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Civismo Empty Re: Civismo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos